Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
 
Home Fundos europeus lançam empresa na exploração dos oceanos
Fundos europeus lançam empresa na exploração dos oceanos
Segunda, 05 Janeiro 2015 15:21

Fundos europeus lançam  empresa na exploração dos oceanosO Ziphius é um robôt que navega à superfície do mar e permite filmar e fotografar em alta definição em tempo real. Desenvolvido nos Açores através da Azorean Aquatic Tecnologies, com apoio dos fundos comunitários europeus e também com investimento privado, este gadget pretende revolucionar o mercado dos drones aquáticos. Chega às lojas em 2015.

A Azorean Aquatic Tecnologies vai lançar no primeiro semestre de 2015 um gadget para exploração dos oceanos controlado através de uma aplicação (app) para smartphones ou tablets. A tecnologia do Ziphius começou a ser desenvolvida em 2012 e tem como principal característica a capacidade de fotografar e de filmar em tempo real. À semelhança de um drone aéreo, este objeto lúdico consegue ver muito para além do olho humano – e pode até vir a ajudar na monitorização de espécies marinhas que andem mais à superfície dos oceanos.

Este é o primeiro projeto desta empresa criada em 2012 em Ponta Delgada, São Miguel. Foi desenvolvido por uma equipa de oito profissionais, especialistas em design, eletrónica e informática, cuja vocação se centra no desenvolvimento de ferramentas inteligentes para a exploração dos oceanos. Cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional, através do PROCONVERGÊNCIA – Programa Operacional dos Açores, o Ziphius foi lançado na sequência da candidatura ao SIDER- Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores, para a área da Qualidade e Inovação: recolheu um apoio que ultrapassa os 150 mil euros. Está agora prestes a chegar ao mercado.

"Os fundos comunitários permitiram o arranque do Ziphius, nomeadamente nesta fase de passagem de protótipo para o processo de industrialização do produto" diz Edmundo Nobre, CEO da Azorean Aquatic Tecnologies, empresa detida pela YDreams e que tem como objetivo ser líder mundial no mercado dos gadgets robóticos autónomos de exploração, em especial no meio aquático.

Além dos fundos europeus, o projeto contou ainda com investimento privado. No concurso norte-americano 'Engadget Insert Coin: Challengers', em março de 2013, venceu o prémio do júri e do público e arrecadou assim mais 20 mil dólares (cerca de 16,1 mil euros) para investimento. Este concurso permitiu ainda ao Ziphius a participação na campanha da Kickstarter, plataforma online de crowdfunding, através da qual foram angariados mais de 120 mil dólares (96,7 mil euros).

O drone deverá chegar às lojas de tecnologia já no final do primeiro semestre de 2015. O preço previsto rondará os 350 euros.

 


 
Faixa publicitária

EVENTOS

Ano 2015


linha_bottom
Inalentejo Qren EU ccdra